URBANA-PE anuncia medida para acabar com assaltos a coletivo
- jotaferreiraagora
- 4 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Soluções inteligentes podem ser mais eficazes para acabar de uma vez por todas com a ousadia de marginais. O uso de cartões eletrônicos para pagar passagens no lugar de valores em espécie. Parece bom! Vamos explicar como isso funciona, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (URBANA-PE), até o mês de março do próximo ano vai substituir de forma integral o dinheiro em espécie pelo cartão eletrônico para o pagamento de passagens nos ônibus do Grande Recife – na prática, ninguém mais vai precisar desembolsar uma grana para pagar a passagem. Usará apenas o cartão do VEM, como se os marginais estivessem interessados só no apurado em poder do cobrador.
O Presidente da URBANA-PE, o empresário Fernando Bandeira declarou que “tirar o dinheiro de dentro do coletivo é uma maneira de aumentar a segurança”. Essa decisão foi tomada um dia após o trabalhador autônomo, Luiz Barbosa Filho, 64 anos, ter morrido num assalto a um coletivo da linha TIP/Conde da Boa Vista da Empresa Borborema quando um soldado da PMPE que viajava no ônibus, ao reagir contra os bandidos, sacou de sua arma e efetuou três disparos. Uma das balas atingiu o cidadão na cabeça que teve morte imediata. Na verdade, o presidente da URBANA-PE esclarece que “o cartão, com leitura biométrica, só pode ser usado pela pessoa que fez o cadastro das impressões digitais”.
Teoricamente, seria impossível assaltante embarcar nos coletivos com o propósito de praticar seus golpes sem fazer a leitura de suas impressões digitais. É, pode ser! O empresário Fernando Bandeira adiantou: “desde maio deste ano estamos ampliando os pontos de revenda do vem estudante e do vem trabalhador para estimular o uso do cartão. O serviço está disponível em bancas de revistas, Farmácias, mercadinhos, lojas e outros estabelecimentos comerciais”.
Bom! Se não evitar, pelo menos vai inibir a ação desses criminosos. É preciso, então, adotar esse hábito – usar o cartão magnético. Agora, se o usuário pagante levar a sério o que diz o presidente da URBANA-PE, as tentativas de assalto a coletivos podem chegar a zero, maravilha!
Só estou preocupado com um detalhe: o que a URBANA-PE vai fazer com o cobrador? A função será extinta? Sei não, viu!
Comments